Nossas Notícias

Café

É bom tomar café antes da corrida?

Sempre que uma rodinha de corredores se forma para falar sobre como ganhar rendimento na corrida de rua essa é uma das questões que pintam. Afinal, é realmente bom tomar café antes da corrida? Que essa é uma ótima bebida para o café da manhã por deixá-lo mais alerta todos sabem. Mas e para quem se exercita logo cedo? Sim, nessas circunstâncias o café também é muito bom.

Como a cafeína é estimulante, tomar café antes da corrida faz com que você ganhe um pique extra para fazer a atividade física. Quer mais? A bebida ainda é termogênica, o que facilita a queima gordura, sendo ótima pedida para quem busca a perda de peso.

A dúvida surge, entretanto, por conta do mito de que o café facilita a desidratação. Quando consumido regularmente, e em quantidades moderadas, a cafeína não leva à desidratação ou perda excessiva de urina e, portanto, pode ser contabilizado para as necessidades de líquidos totais (ufa!).

No entanto, mesmo com a boa notícia, você não deve tomar a bebida minutos antes de correr. Prefira ingerir o líquido cerca de uma hora antes da corrida (o que deve ser feito com todos os tipos de bebidas) para que dê tempo de fazer xixi antes de dar as primeiras passadas, não sendo preciso parar no meio do caminho.

Além disso, o café melhora o foco, a concentração e a disposição, predicados importantes quando o assunto é melhora da performance na marcha. Aliás, sua ação é mais importante na área neurológica do que física, sendo uma boa estratégia para quem se exercita por fazer com que a cabeça trabalhe junto com o corpo.

Mas não exagere. Para pessoas com maior sensibilidade gástrica essa bebida pode não ser tão boa assim. Por ser estimulante, ela pode levar a efeitos negativos, como a diarreia. Além disso, pessoas com gastrite também devem evitar o pretinho, pois ele age como um desencadeador de sintomas negativos nesses casos, atrapalhando os seus treinos. Uma quantidade moderada e que já traz os benefícios do café para os seus treinos é uma xícara pela manhã.

 

Fonte: O2 Por Minuto

Compartilhar: