Nossas Notícias

nutrição

Ayurveda: mais saúde, equilíbrio e qualidade de vida.

Nutrição a partir do Ayurveda – A ciência da Vida

Você já ouviu falar em nutrição e alimentação ayurvédica? Ela é um dos pilares da medicina ayurveda, criada a milhares de anos atrás na índia, que se baseia nos cinco elementos básicos da natureza chamados panchamaha-bhutas: Espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.

Na nutrição ayurvédica os tratamentos são realizados de forma terapêutica, a partir de ervas medicinais, yoga, meditação e alimentação. Essa última, ainda pouco difundida no Brasil, é a eleita do Spa Mitra para tratar nossos clientes que chegam até nós em busca de uma nova forma de se alimentar, seja para perder peso e/ou ganhar mais saúde.

A forma como o ayurveda lida com a alimentação é realmente muito importante. Os alimentos são considerados sagrados e a alimentação adequada é um dos principais pilares da saúde.

A alimentação, assim como todos os pilares do ayurveda, é dividida em doshas e cada um de nós apresenta um deles, que é definido baseado em nossas características físicas, emocionais e mentais.

Vata, Pitta e Kapha. Qual será o melhor tipo de alimentação para o seu dosha?

Todas as pessoas carregam em si um pouco de cada dosha, mas para definir qual é o seu dosha você precisa consultar um nutricionista ayurvédico.

Hoje vamos listar aqui os tipos de alimentos que cada um deles deve consumir para se manter em equilíbrio.

Vata – Formado pela combinação ar e éter

As pessoas de natureza Vata devem escolher uma nutrição diferente das características Vata (secura e leveza). O ideal é consumir alimentos que contenham natureza oposta a essas características, ou seja, substâncias com peso e umidade. É indicado arroz, batata-doce, leite, aipim, pães sem fermento, ghee (manteiga clarificada), inhame e soja.

Pitta – Formado pela combinação fogo e água

As pessoas de natureza Pitta tem o fogo como predominante, dessa forma o calor em excesso é um veneno para elas. Nestes casos a nutrição ideal precisa ser baseada em umidade e peso para suavizar os fatores leves e quentes do fogo. Alimentos como ghee (manteiga clarificada), vegetais frescos, frutas doces, água de coco, água de rosas e chás refrescantes são recomendados.

Kapha – Formado pela combinação água e terra

Já o Kapha tem a água como predominante. Água em ayurveda é fria, úmida e pesada. Assim, substâncias que proporcionam estes tipos de reações precisam ser substituídas por produtos quentes, secos e leves. Alimentos como frutas desidratadas, folhas frescas e refogadas, arroz integral, milho, pipoca, mel, gengibre e pimentas equilibram as energias dos Kaphas.

O Ayurveda é uma medicina completa que se baseia em formas naturais e terapêuticas para equilibrar os doshas, e uma delas é a alimentação. Se alimentar bem, não importa o tipo de dieta a qual você se submeta, é a base de qualquer tratamento. Se alimentar de forma consciente e saudável não só ajuda a tratar doenças como as previne.

Tenha boa saúde e seja feliz com o seu corpo a partir da nutrição ayurvédica. Venha se consultar com nossa nutricionista Brenda Ribas, descubra o seu dosha e inicie uma nova forma de se alimentar.

Compartilhar: