Nossas Notícias

01

Reflexologia relaxa e alivia dores no corpo

Das terapias zen, a mais acessível. A Reflexologia é uma técnica específica de massagem aplicada a determinadas áreas dos pés que permite a recuperação gradativa do bem-estar. Basta um pouquinho de tempo no intervalo do trabalho, antes ou durante o banho para um efeito relaxante ou até de cura.

Problemas digestivos, musculares, alérgicos, emocionais, sexuais podem ser tratados através da massagem reflexiva nos pés, é o que diz Simone Las Casas, terapeuta corporal do SPA Mitra by L’Occitane.

“O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse”, exemplifica.

COMO FUNCIONA

 

Os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas em arranjo similar nos pés. Além deles, há sistemas correspondentes nas mãos, costas, cabeça e orelhas.

Segundo Simone Las Casas, a automassagem nos pés, se feita corretamente, alivia dores de cabeça, dores na cervical, na lombar, dores pré-menstruais (cólicas) e todas as outras relativas a acúmulo de tensão.

A especialista diz que uma massagem feita de forma errada poderia trazer problemas, mas que isso é muito raro “Normalmente a automassagem nos pés traz excelentes resultados”, garante. A melhor forma é ter um mapa da planta dos pés e com a polpa dos dedos fazer movimentos sentido horário lenta e profundamente. “Neste caso, teríamos uma automassagem de manutenção, mas o ideal é que a pessoa passe por um profissional de reflexologia para avaliar se a pessoa necessita de alguma necessidade específica com pontos que devem ser sedados ou estimulados”, recomenda Simone. A automassagem reflexiva de manutenção visa apenas equilibrar a energia de cada órgão, considerando que os mesmos estão em estado de harmonia.

Muitas pessoas buscam a massagem nos pés por dores nos mesmos ou cansaço, segundo a massoterapeuta, todos que experimentam se surpreendem quando percebem o relaxamento alcançado com a reflexologia.

FAÇA VOCÊ MESMA!

 

A biomédica e especialista em medicina chinesa e indiana do Onix Hair, Vanessa Costa, ensina como fazer uma massagem reflexiva nos próprios pés. Chamada ‘do in’, é uma técnica de automassagem de origem chinesa. Os pontos usados são os mesmos usados na acupuntura, com base nos meridianos contidos no corpo. Esses meridianos contém energia que, quando em desequilíbrio, levam a alterações na saúde corporal. O melhor horário para aplicação da automassagem é ao acordar e em jejum.

Confira passo a passo:

1- Sente-se em posição de Buda.

2- Inspire pelo nariz e solte pela boca. Repita 5x.

3- Esfregue uma mão na outra para aquecê-las.

4- Considerando os pontos de reflexologia dos pés, pressione o ponto correspondente para anestesiar dores e segure por 3min contínuos.

5- Para estimular os órgãos correspondentes faça pressões intermitentes (não contínuas) no ponto por 3 minutos.

Importante: a pressão nos pontos é até você identificar que sua unha ficou branca. Há pequenas diferenças entre o microcosmo do corpo que há em um pé e no outro. O fígado, a vesícula biliar, o cólon ascendente, entre outros, localizados no lado direito do organismo, se refletem em partes concretas do pé direito. Igualmente ocorre com o baço o cólon descendente, entre outros, que localizados na metade esquerda do corpo, só se refletem no pé esquerdo. Por esse motivo, é necessário massagear os dois pés.

Dica: A massoterapeuta Simone Las Casas lembra que as meias que indicam a localização aproximada dos pontos (foto abaixo) pode ser de grande ajuda para os leigos.

DIAGNÓSTICO PELOS PÉS

Por meio da massagem de pés é possível identificar possíveis problemas de saúde. “A reflexologia contribui e muito para diagnosticar possíveis doenças. Os pés são divididos em várias zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo. Dessa forma, se alguém tiver um problema em um órgão particular, quando é feita a pressão na zona de reflexo correspondente, a pessoa certamente sentira dor”, diz a especialista.

Simone destaca que pela análise dos pés, através de sua coloração e calosidade pode-se identificar doenças como diabetes, hipertensão e má circulação. O profissional mais indicado para o diagnóstico é o médico Ortopedista e traumatologista especialista em pés.

 

 

Fonte: http://anamariabraga.globo.com/canais/zen/reflexologia-relaxa-e-alivia-dores-no-corpo.htmlbed45999dee4474236260865b2f1069e

Compartilhar: